O Grupo Layout Freaks ou Negishi Team, como é mais conhecido no Japão, é um dos mais competitivos grupos de Aquapaisagistas na Terra de Takashi Amano, revelando sempre novos talentos no aquapaisagismo.

Hoje vamos falar um pouco sobre um dos mais talentosos aquapaisagistas japoneses da atualidade: Hidekazu Tsukiji

Hidekazu Tsukiji, pai de duas meninas, vive na cidade de Nagoya, sempre foi fascinado pela natureza e pela fotografia, iniciou no Aquapaisagismo por acaso, a procura de camarões Red Bees conheceu Mestre Yamagishi numa visita a sua loja e se encantou com seus Aquários Plantados, tornando seu discípulo e membro do Negishi team.

Tsukiji san produz seus principais trabalhos em aquários de 120X45X45cm, que é a proporção preferida por aquapaisagistas mais experientes no Japão.

Em seus trabalhos podemos perceber claramente o inconfundível estilo japonês de aquapaisagismo (o Suikei), rico em detalhes, são layouts muito intensos (Hakuryoku), sabe trabalhar as cores plantas e elementos (Troncos e Rochas) como poucos, bem como o sombreamento de forma bem equilibrada dando a seus trabalhos uma leveza e rusticidade muito natural (shizen na kanji).

Tsukiji san se considera um grande fã de Takashi Amano, fotografa seus plantado usando as mesmas técnicas do Mestre com uma Câmera Fuji Large Format 4X5” com lentes Schneider e Flashes de Estúdio que dão ao seu trabalho qualidade e excelente definição de todos os detalhes.

Em 2007 teve uma grande experiência ao fazer parte de um Dream Tour, promoção que a ADA realizava no Japão, onde, através de sorteio, contemplava alguns poucos felizardos a passarem três dias na companhia de Takashi Amano na belíssima Ilha de Sado e sua exuberante natureza.

Dream Tour ADA 2007

Dream Tour ADA 2007 - Ilha de Sado

Dream Tour ADA 2007

Dream Tour ADA 2007

No último ADAs Party 2011, em Tokyo conquistou o prêmio de melhor layout pelo voto popular, superando feras como Cliff Hui, Long Tran entre outros grandes aquapaisagistas.
Um pouco mais sobre Hidezaku Tsukiji:

Recebendo o Prêmio pelo voto popular no ADAs Party 2011

Recebendo o Prêmio pelo voto popular no ADAs Party 2011

Idade: 42 anos
Aquapaisagista Amador
No Hobby há 9 anos
7 participações no IAPLC com 4 plates (Best 27)

11o Colocado em 2011

11o Colocado em 2011

Colocações:
2005 – 185º colocado
2006 – 12º colocado
2007 – 23º. Colocado
2008 – 34º. Colocado
2009 – 20º. Colocado
2010 – 123º. Colocado
2011 – 11º colocado e Campeão do voto polular

23o Colocado IAPLC 2007

23o Colocado IAPLC 2007

34o Colocado IAPLC 2008

34o Colocado IAPLC 2008

20o Colocado IAPLC 2009

20o Colocado IAPLC 2009

11o Colocado IAPLC 2011

11o Colocado IAPLC 2011

Planta preferida: Willow moss
Peixe preferido: “A jóia da Amazônia: Cardinal tetra”

De onde vem à inspiração?
A inspiração sempre vem da natureza, como em último trabalho (2011), que foi inspirado numa região muito linda, que fui pescar aqui no Japão, rios de corredeiras vindo do alto das montanhas, me deixaram hipnotizado, fiquei um bom tempo observando toda aquela paisagem e seus detalhes.
Rochas e pedras envoltas por flores e vegetação crescendo a sua volta harmoniosamente, na corredeira do rio o musgo crescendo silenciosa e naturalmente, toda essa beleza me aguçaram os sentidos e me contemplaram com a inspiração para o layout.

Por que você escolheu o Nature Aquarium?
Minha escolha pelo Nature Aquarium aconteceu quando pela primeira vez vi o trabalho de Takashi Amano, fiquei encantado e acho que foi para mim o grande incentivo para começar neste maravilhoso hobby.

Takashi Amano tradição: presença na mesa do Layout Freaks no ADAs Party

Takashi Amano tradição: presença na mesa do Layout Freaks no ADAs Party

Grande amigo e companheiro no Layout Freaks

Grande amigo e companheiro no Layout Freaks

One Response to “Perfil: Aquapaisagista Japonês Hidekazu Tsukiji (Layout Freaks)”

  1. Marcelo Tonon says:

    Renato, obrigado por mais esta ótima matéria! É muito bacana conhecer os melhores aquapaisagistas do Japão assim desta maneira! Valeu! Um abraço!

Deixe set comentário