A Sawbwa resplendens, conhecida também por: Rummy Nose Rasbora, Burmese Rummy Nose, Naked Rasbora ou Sawbwa Barb, é um espécime endêmico do Lago Inle, nas montanhas de Myanmar (Sudeste Asiático).

Aquajournal 146

Aquajournal 146

Desde a primeira vez que vi este lindo peixe, na AquaJornal número 146 de Dezembro de 2007, fiquei maravilhado com sua beleza e coloração exuberante, mas foi numa visita que fiz ao Ada Gallery no mesmo ano, que pude conhecer ele frente a frente em um plantado de Takashi Amano, um lindo iwagumi de 90x45x60cm, onde a  Sawbwa era como a cereja do bolo.

Sawbwa resplendens

Sawbwa resplendens

De lá pra cá passaram se alguns anos e somente agora tive a oportunidade de conhecer melhor este peixe, oportunidade dada por meus grandes amigos e criadores Luís e Cláudia Wada (Piscicultura Wada), que me forneceram um cardume de Sawbwa resplendens especialmente para minha montagem de 2012.

sawbwas: peixes "tímidos"

sawbwas: peixes "tímidos"

As Sawbwas são peixes tímidos, quando os soltamos em um novo aquário eles desaparecem ao menor sinal de nossa presença, mas com o passar do tempo eles vão se acostumando ficam mais dóceis, então caso você queira fotografar seu plantado para os concursos, é recomendado inseri-los no aquário com certa antecedência.

 

cores vivas da sawbwa

cores vivas da sawbwa

A Sawbwa resplendens tem uma exuberante coloração azul com a cara e as nadadeiras traseiras de alaranjado a um vermelho quase ofuscaste, estas cores se tornam mais intensas num aquário plantado e uma dieta balanceada com rações de qualidade.

pequenos grupos de sawbwas

pequenos grupos de sawbwas

Estes peixes possuem um comportamento muito interessante, ora nadam em um único grande cardume ora nadam espalhados por todos os lugares do plantado em pequenos grupos de 2 a 4 peixes, curiosas, gostam de explorar o aquário por completo.

sempre a procura de alguma coisa

sempre a procura de alguma coisa

São muito brincalhões fazendo disputas ou vasculhando todos os lugares atrás de algo para “comer”.

sawbwas resplendens

sawbwas resplendens

Dizem que as Sawbwas preferem um Kh por volta de 6 devido ao seu habitat, mas as minhas são aclimatadas a uma água mole, assim mantenho elas a 3 e posso dizer que estão muito saudáveis.

Como uma cereja no bolo

Como uma cereja no bolo

Infelizmente estes peixes ainda são pouco conhecidos por grande parte dos aquapaisagistas brasileiros, mas devido ao seu comportamento, tamanho e coloração podem ser usados em uma grande variedade de layouts e tamanho de aquários.

sawbwas um show a parte

sawbwas um show a parte

A Sawbwa vai ser um atrativo a mais em seu plantado e garanto que irá proporcionar grandes espetáculos, é só puxar a poltrona e curtir!

4 Responses to “A Sawbwa resplendens”

  1. Oi Renato, belo artigo, sem dúvida uma espécie encantadora.

    • Renato Kuroki says:

      Olá Alex,
      Procurei apenas focar na minha experiência como aquarista e aquapaisagista com estes magníficos peixes, eles deram muita vida ao meu layout,
      e fazem das palavras de Takashi Amano ter todo o sentido desta simbiose ” eu crio meus plantados para os peixes”.

  2. Maravilha de matéria. Esses peixes são magníficos.

    Esse é seu aqua para o IAPLC deste ano?

    Abraços.

    • Renato Kuroki says:

      Olá Eduardo,
      Realmente estes peixes são encantadores.
      Estas fotos são sim uma pequena amostra de meu trabalho de 2012 um plantado de 120X45X45cm.
      Muito Obrigado

Deixe set comentário